Galeria de Fotos








quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Saúde: Prevenção, Diagnóstico e Controle do Diabetes

12/11/200

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta para os cuidados com a saúde no Dia Mundial do Diabetes, comemorado neste domingo (14/11). Levantamento da Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo) mostra que 4,4% da população paulistana tem diabetes.

O dado faz parte do Inquérito de Saúde, que ouviu 3.217 pessoas para traçar o perfil das principais doenças e hábitos de vida dos moradores da capital. De acordo com o estudo, o diabetes está entre as 12 doenças mais prevalentes - 84,4% dos entrevistados acreditam que a dieta alimentar seja necessária no controle do diabetes. Para 54,9%, o medicamento oral de rotina é importante no tratamento.

Para prevenir a ocorrência da doença, a SMS participa da campanha mundial do diabetes. Serão distribuídos mais de 150 mil folhetos educativos e mil cartazes, com informações sobre os sintomas (sede excessiva, boca seca, perda de peso, cansaço, sensação de formigamento ou adormecimento em mãos e pés, feridas de difícil cicatrização, entre outros) e os fatores de risco (como excesso de peso, falta de atividade física, pressão arterial e colesterol elevados, hábitos alimentares inadequados e histórico familiar).

Em algumas unidades de saúde da cidade, os pacientes aprendem a preparar refeições nutritivas, de modo a evitar o açúcar na alimentação. "Tais iniciativas complementam de forma positiva o controle do diabetes, sendo possível observarmos a melhora significativa no controle da doença quando investimos em prevenção", afirma a coordenadora da Saúde do Adulto da SMS, Márcia Massirone.

O diabetes é uma doença crônica que, quando não é controlada, pode levar à ocorrência de derrames, problemas renais, cegueira, amputação dos membros e até mesmo à morte. Segundo a Associação Americana de Diabetes, a doença atinge 20% da população mundial. No Brasil, estima-se que cerca de 12% das pessoas sejam diabéticas. Os tipos mais comuns são o diabetes tipo I, que incide em crianças, adolescentes e jovens; e o diabetes tipo II, que ocorre em adultos, especialmente em obesos

Nenhum comentário:

Postar um comentário