Galeria de Fotos








quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Internet comemora 40 anos em meio a novos desafios

Equipe da Arpanet.
29/10/200

O fato marcou o nascimento da internet, um fenômeno social mundial que revolucionou, e continua revolucionando, as comunicações, a educação, a economia e o entretenimento, levando a dramáticas mudanças em nossas vidas.

Kleinrock, para quem hoje a internet está apenas na sua adolescência, estava longe de imaginar os fenômenos sociais que nasceriam com a sua criação, como Facebook, Twitter ou YouTube. E muito menos o que ele chama de "lado negro" da web.

Nesta semana, ao lado dos principais especialistas em internet nos Estados Unidos, Kleinrock comemorou a data em um evento especial na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

Os dados trocados entre os dois computadores, um localizado no laboratório de Kleinrock na Ucla e outro na Universidade de Standford, eram pequenos e insignificantes, mas prepararam o terreno para a rede interuniversidades Arpanet, que cresceria e tornaria possível o surgimento da hoje indispensável internet.

A Arpanet começou como um projeto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e os pequisadores e engenheiros foram contratados pelo governo americano com o objetivo de facilitar a troca de dados entre os órgãos de pesquisa governamentais.

Mas o próprio governo norte-americano, que financiou as primeiras pesquisas, não se envolveu muito com a internet e deixou que os engenheiros promovessem a idéia de uma rede aberta, com trocas livres de informações.

Esta característica de ausência de regras e políticas comerciais que poderiam facilmente ter se tornado obstáculos foi um dos principais fatores a auxiliar o florescimento da internet.

No entanto, hoje os próprios engenheiros que participaram daquela experiência admitem que o idealismo inicial está desaparecendo aos poucos. O spam e os hackers, ou o "lado negro da internet", como diz Kleinrock, obrigam os operadores de redes a criarem barreiras de proteção, enquanto normas comerciais levam à imposição de políticas que prejudicam os concorrentes, como por exemplo, na disputa pelo mercado de smartphones entre Google e Apple, em que a empresa de Steve Jobs restringiu o uso de softwares de navegação na internet no iPhone, tendo bloqueado recentemente a aplicação Google Voice.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Educar com Limites

22/10/200

Acostumada a lidar com jovens, ainda assim fico perplexa com a dificuldade que muitas crianças, mesmo as que desfrutam de situações sócio-educacionais adequadas, tem em internalizar normas sociais básicas de convívio em grupo e tenho procurado entender o que acontece com elas, sua família e a sua escola.

É freqüente assistirmos as crianças falarem alto, interrompendo os adultos, interferindo em assuntos que não lhes dizem respeito, mexerem e destruírem a propriedade alheia com um desdém espantoso, ofendendo, rejeitando e menosprezando sem qualquer cerimônia tudo que lhes pode oferecer algum tipo de limite ou desprazer. A situação piora muito se por acaso se sentirem frustrados, pois nesses casos chegam às raias da agressividade sem qualquer cerimônia.

É preciso que os adultos, procurem urgentemente dentro de suas casas e de nossas escolas, recolocarem as coisas em seus devidos lugares: crianças são crianças, mãe é mãe, pai é pai, adulto é para ser respeitado porque tem maior experiência e portanto mais poder de discernimento.

Ensinar desde cedo às crianças que à pergunta: "você sabe com quem está falando", vale a resposta recíproca e que em todas as situações da vida há sempre quem manda mais porque tem maior responsabilidade sobre o resultado final. Obedecer é natural, não é crime e não dói: até no mundo dos irracionais é assim

E isso se aprende quando ainda se usam fraldas: depois é muito mais difícil. Quer um pequeno exemplo? Quando o pai proíbe a criança pequena de comer mais um doce, ele pode e deve explicar o motivo, mas "negociar" a ordem está totalmente fora de cogitação. Assim a criança percebe o seu limite, a fronteira e a diferença entre ela e o pai e entende quem manda ali. E ainda mais importante: sente-se mais segura, mais protegida e aprende a viver em sociedade. Aos poucos internaliza a idéia de que há um espaço a partir do qual ela não pode ir, pois será responsabilizada por isso e terá que vivenciar as conseqüências.

Quando os comportamentos já estão arraigados, não resolve ameaçar, castigar, bater. A experiência têm mostrado que explicar detalhadamente as regras e as conseqüências das ações que as contrariam, parece ajudar efetivamente a internalizar as normas de conduta.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Dicas para encarar o horário de verão

16/10/200
Dicas para encarar o horário de verão

Todo mês de outubro, os brasileiros recebem uma notícia já corriqueira: o início do horário de verão do País, que afeta os Estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste, além do Distrito Federal. Isso significa dormir e acordar uma hora mais cedo em algumas regiões, fato que exige certa adaptação do ser humano. Segundo o doutor Jacob Faintuch, clínico geral do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, o melhor sono ocorre duas a três horas depois de escurecer.

De acordo com ele, o hormônio regulador do sono "melatonina", acionado pela falta de luz, é alterado com a mudança de horário. "Para se adaptar ao novo horário, o ideal é evitar situações estimulantes no final da tarde ou na parte da noite", afirma, explicando que quanto mais estímulo maior a dificuldade do organismo em relaxar.

Evitar o consumo de café ou chá preto é uma das dicas dadas pelo médico do HC. "Exercícios físicos muito extenuantes também devem ser evitados", observa, citando ainda outras atitudes que podem prejudicar o descanso, tais como se alimentar demais no jantar, ir dormir sem comer, tomar banho muito frio ou muito quente, e ler livros ou ver filmes muito estimulantes nas horas que antecedem o sono.

Jacob também adverte contra discutir com o cônjuge ou olhar o extrato bancário muito perto da hora de dormir. "O horário de verão não é única instância que desequilibra o organismo. Novos turnos de trabalho ou viagens internacionais podem agir da mesma forma", lembra. Para manter a saúde, esses cuidados com o sono devem ser constantes o ano todo. "Dificuldade de dormir ou de acordar podem predispor o paciente a problemas cardíacos. O infarto, por exemplo, costuma ocorrer algumas horas depois de acordar e, principalmente, na segunda-feira, dia que o estresse comumente aumenta", diz Jacob Faintuch

sábado, 10 de outubro de 2009

Saiba como prevenir acidentes na terceira idade

5/10/2009

Programa Acompanhante de Idosos procura evitar ocorrência de quedas; somente em 2008, mais de 6 mil idosos foram internados em decorrência de tombos.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta para um problema bastante comum: os acidentes decorrentes de quedas. Na cidade de São Paulo, mais de 6 mil idosos foram internados, em 2008, por consequência de tombos. Segundo o coordenador da Área Técnica da Saúde da Pessoa Idosa, Sérgio Paschoal, a perda da capacidade física, a falta de equilíbrio e algumas doenças são fatores que tornam a queda frequente nessas pessoas. Outro problema são os obstáculos ambientais - tapetes, falta de iluminação, pisos escorregadios, escadas, falta de barras de apoio no banheiro, objetos espalhados pelo chão, móveis instáveis e pontiagudos contribuem para que a maioria dos tombos ocorra dentro de casa.

As dores provocadas pelas lesões costumam durar por mais de sete meses e há também o medo de cair novamente, o que prejudica a qualidade de vida nessa fase. "Acontece uma síndrome da imobilidade. O idoso cai, começa a ter dor e restringe suas atividades. Isso leva ao isolamento social e depressão, que tem como consequências a perda da memória, da atenção e o fato de não se relacionar mais com as outras pessoas. Com o tempo, ele pode até ficar acamado. Em um ano, está totalmente diferente do que era antes da queda", afirma Sérgio Paschoal.

Para prevenir isso, a SMS conta com o Programa de Acompanhante de Idosos (PAI), que estabelece cuidados à saúde e a reintegração social. "A equipe tem um plano específico e tem que apresentar relatórios semanais das atividades realizadas. Se um idoso sofre quedas frequentes, são planejadas, por exemplo, sessões de fisioterapia. O acompanhante vai até a sua casa para observar se há obstáculos na residência, apura se ele toma corretamente a medicação receitada, agenda a fisioterapia, leva-o a consultas e a caminhadas", explica o especialista. Atualmente, o PAI atende cerca de 1.500 pessoas e funciona em 14 serviços de saúde da capital paulista. As equipes são compostas por 17 profissionais cada (10 acompanhantes, um assistente social, um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, um auxiliar administrativo e um motorista).

Dicas para evitar quedas

· Colocar adesivos nas pontas do tapete;

· Evitar presença de móveis pontiagudos;

· Tomar banho sentado. Se preferir ficar em pé, usar barras de segurança;

· Deixar a casa sempre bem iluminada;

· Dar preferência a pisos e sapatos antiderrapantes;

· Retirar panos e carpetes desnecessários.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Não perca a transmissão, dos jogos desta quarta e quinta-feira!, aqui na Rádio Record.

07.10. às 21h00–QUARTA – FEIRA – SÃO PAULO x CORITIBA

07.10. às 21h50–QUARTA – FEIRA – FLUMINENSE x CORINTHIANS

08.10. às 21h00–QUINTA – FEIRA – PALMEIRAS x AVAÍ


Rádio Record AM 1000 - A Voz de São Paulo

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Jogos do final de semana aqui na Rádio Record AM 1000

Não perca, a transmissão dos jogos neste final de semana!, aqui na Rádio Record AM 1000!!.

03.10 às 18h30 – SÁBADO – CORINTHIANS x ATLÉTICO/PR e

04.10 às 16h00–DOMINGO– SANTOS x PALMEIRAS.


Rádio Record AM 1000 - A Voz de São Paulo